Sempre que se aproxima o dia 31 de dezembro todos ficamos animados e esperançosos quanto às expectativas de um futuro diferente. Mas este ano é diferente. De tanto decepcionar a si mesmo, você acabou desistindo de elaborar sua lista de resoluções de ano novo. Cansado de se frustrar com desejos não atendidos, decidiu que agora vai deixar a vida te levar. E o que vier é lucro.

Caso você se sinta assim, quero fazer uma pergunta: quais resultados isso tem lhe trazido?

Este artigo é para você que desistiu de elaborar sua lista de resoluções de ano, mas que quer uma vida diferente. É um fato: só podemos alcançar resultados diferentes quando agimos de forma diferente. E a mudança aqui não está em elaborar a lista, e sim em realizá-la. Portanto, meu objetivo é te ajudar a perceber o que faz sentido para você. Assim, suas resoluções de ano novo não serão somente itens a serem riscados, mas objetivos que o tornarão mais feliz e realizado.

Para te ajudar a realizar os seus sonhos, teremos que trabalhar em conjunto. Peço que você pegue papel e caneta antes de continuar lendo. Poderia até anotar seus pensamentos em um aplicativo do seu computador ou celular, mas o ato de escrever é muito mais estimulante para o cérebro do que digitar. E quero que você aproveite esta experiência ao máximo. Preparado? Então vamos lá.

Construindo minhas resoluções de ano novo

A primeira etapa para alcançar nossos sonhos é descobrir quais são esses sonhos. É até estranho falar isso, só que nem sempre somos capazes de dizer exatamente o que queremos. Com isso em mente, escolha 3 das necessidades abaixo que fazem mais sentido para você e anote-as:

1) Ser aceito

2) Ser validado

3) Estar certo

4) Conquistar

5) Ter certeza

6) Ser amado

7) Ser livre

8) Ter poder

9) Ser reconhecido

10) Estar confortável

Com isso em mente, temos noção do que pode ser feito para que você atenda a essas necessidades. É muito importante que você entenda bem como a sua própria mente trabalha. Identificar os seus gostos e anseios, baseados nesses 3 itens que você selecionou como sendo os mais importantes na sua vida, é o que vai determinar o seu sucesso no ano que está prestes a começar.

A vida é feita de escolhas

runrun-it-tomar-decisoes

Tudo o que vivemos é consequência de uma escolha que fizemos, consciente ou inconscientemente. Por isso, agora, você precisa escolher se você irá tomar as atitudes necessárias para alcançar os resultados que deseja. Essa decisão é muito séria e implica em sacrifícios. Será preciso dizer “não” a prazeres imediatos (dou dicas sobre como fazer isto neste vídeo). Será preciso força de vontade e determinação para cultivar a disciplina. Será preciso lidar com críticas de outras pessoas. Será preciso assumir responsabilidade sobre essas escolhas.

Caso você esteja pronto para fazer essa escolha de mudar de vida e, de fato, cumprir a sua lista de resoluções de ano novo, escreva isso no seu papel:

Eu sou responsável pelas minhas escolhas.

Anote tudo o que você deseja realizar na sua vida

anote suas resoluções de ano novo take notes foto por Inara Fideles

Pensando nos 3 itens que você escolheu nos passos anteriores, anote tudo o que você quer fazer em sua vida. Não se importe muito com o fato de ser realizável agora ou não. Se preocupe apenas em anotar todos os seus desejos e realizações que você quer alcançar na vida. Quando terminar de escrever tudo o que está em sua mente, destaque os 3 principais objetivos que você tem para 2017. Este é o foco das suas resoluções de ano novo. Melhor dizendo: estes 3 itens são as suas resoluções de ano novo.

A partir de agora, darei dicas sobre o que deve ser feito para realizar isso.

Particione suas resoluções de ano novo

Observe o que você escolheu para realizar nesse novo ano. Se for um objetivo muito grande e trabalhoso de se alcançar, é inteligente particioná-lo em objetivos menores. Você tem 12 meses para cumprir estes 3 itens. Anote, então, o que você pode fazer a cada mês para chegar onde quer. E, em seguida, pense no que deve ser feito a cada semana para isso. Ninguém sobe uma montanha por teletransporte. É preciso dar um passo de cada vez.

E aqui vai um segredo: monte a sua agenda da semana antes que ela comece. É impossível prever todos os compromissos que teremos dentro de um ano.  Mas, a cada domingo, por exemplo, dedique-se por alguns minutos a planejar quais ações serão realizadas naquela semana. Caso queira saber mais sobre como montar uma agenda produtiva, indico que leia este artigo também.

Ação!

Este é o momento mais difícil. De nada adianta ter um plano milimetricamente estruturado sem que se faça algo a respeito. Agir é a principal etapa para cumprir as suas resoluções de ano novo. E isso precisa ser feito o mais rápido possível.

Não deixe nada para semana que vem porque semana que vem pode nem chegar (Pitty)

Baixe aqui seu E-book Planejamento Para Alcançar Objetivos

Desejo a você um 2017 extraordinário e cheio de conquistas! \o/