Sempre que posso, passo o dia das mães com a minha mãe e minha avó. Essas duas super-mulheres são minha maior inspiração de vida. Além de todo o carinho e cuidado que elas têm comigo, ela me ensinaram a ser uma pessoa generosa, honesta e a nunca duvidar da minha capacidade.

Foi observando minha avó que eu aprendi as primeiras técnicas de vendas. Ela vendia cosméticos e me dava amostras usadas de perfumes para eu brincar. Esse foi meu primeiro negócio: eu vendia essas amostras para as minhas colegas na escola.

Minha mãe me ensinou sobre resiliência e humildade enquanto me criava sozinha.

A gratidão pelo pouco que tínhamos foi uma grande força motriz para conquistar cada vez mais.

Este ano não vou poder estar com elas fisicamente… E sei que essa também é a realidade de milhões de outras pessoas em todo o mundo.

Ao mesmo tempo, temos outros milhões de mulheres que agora estão tendo que fazer o malabarismo entre ser mãe e trabalhar, tudo no mesmo ambiente.

Pensei muito ao longo dos últimos dias como poderia homenagear essas guerreiras. Percebi que o presente mais poderoso que existe é o conhecimento. Por isso, separei 6 dicas extraordinárias para tornar a vida dessas mulheres super-poderosas mais fácil durante a quarentena.

MANTENHA A ROTINA

Ok. O mundo virou do avesso e, de repente, tudo parece ter saído do seu controle. Por isso, primeiro de tudo: respira e não pira!

Manter a rotina não significa que as coisas vão continuar exatamente como antes. São necessárias algumas adaptações. Porém você pode estabelecer horários tanto para si mesma quanto para as crianças.

Defina horários para os estudos, as brincadeiras, a TV e os videogames, das refeições. E, claro, um horário para estarem juntos.

Da mesma forma, a sua agenda precisa estar alinhada para as demandas do seu trabalho e para as demandas de mãe.

Uma ideia para facilitar esse processo é pegar uma folha em branco, desenhar uma tabela com os dias da semana e os horários, e pensar em como as atividades de cada um podem se encaixar. Pense na rotina da família, de forma geral.

ACORDE CEDO

A quarentena pode nos dar uma falsa sensação de que está tudo bem dormir um pouquinho a mais. Esse pensamento é uma armadilha!

Se você quer fazer mais coisas, tanto para você, como para o seu trabalho, e também para os seus filhos, você vai precisar de mais horas no seu dia. Isso se conquista acordando mais cedo e reservando o início do seu dia para as atividades que mais exigem sua concentração.

SE POSSÍVEL, PEÇA AJUDA

Caso você seja casada, converse com o seu marido a respeito das tarefas da casa. Afinal de contas, os filhos e a organização do lar são responsabilidade dos dois.

É super positivo para a relação de vocês e até mesmo para o desenvolvimento das crianças observar o exemplo de cooperação entre os pais.

Dividam as tarefas da casa, as ajudas com as atividades da escola, o tempo com os filhos.

Se essa não for a sua realidade, pense se há alguém perto de você neste momento que possa te auxiliar. Sua mãe, uma vizinha ou amiga. Claro que respeitando as recomendações da OMS para evitar o contágio e dentro das limitações.

OTIMIZE SEU TEMPO

Aproveite cada momento livre para resolver pendências.

Especialmente agora, com os filhos em casa, as distrações e interrupções aumentam. Por esse motivo, é interessante otimizar o seu tempo disponível.

“Trabalhe enquanto eles dormem.” Neste caso, é uma dica super válida!

FAÇA AS COMPRAS DA CASA PELA INTERNET

Além de proteger você e a sua família, comprar pela internet vai otimizar demais o seu tempo. Existe uma dezena de opções de aplicativos de entregas de mercado e farmácia.

“Ah, Tathi! Mas não é a mesma coisa que ir lá e escolher…”

Realmente. E se você gosta de ir ao mercado, pode até parecer um sacrifício neste primeiro momento.

Mas imagine não ter que pegar trânsito, depois passar um tempão andando entre as gôndolas e escolhendo os produtos, para então esperar na fila do caixa, e mais uma vez o trânsito de volta pra casa.

O aplicativo tem uma pequena taxa de entrega. Mas quando você coloca isso na ponta do lápis, quanto vale a sua hora de trabalho? O que é mais importante: alguns pouco reais, ou a sua saúde e seu tempo?

A ORGANIZAÇÃO PODE SER SUA MAIOR ALIADA

Eu tinha muita dificuldade em ser organizada na minha adolescência. Toda semana a minha mãe brigava comigo para guardar os livros no lugar, dobrar as roupas, limpar a casa…

Geralmente eu revirava os olhos, reclamava comigo mesma, e fazia essas coisas por fazer.

Hoje percebo o quão importante foi esse aprendizado. Quando a casa está organizada, os pensamentos ficam mais claros, a gente sente mais energia, fica muito mais fácil produzir.

Pode parecer complicado ensinar isso a uma criança, mas a verdade é que o exemplo é a melhor forma de atingir esse objetivo.

Se você desenvolver o hábito de guardar seus objetos de trabalho nos respectivos lugares e, somado a isso, ensinar seus filhos a guardarem os brinquedos no devido lugar, você não vai precisar ficar andando pela casa juntando as coisas o tempo todo – e nem vai correr o risco de pisar em um Lego espalhado por aí.

O MELHOR LUGAR DO MUNDO É NO ABRAÇO DE MÃE

Produtividade vai muito além do trabalho e da carreira. Produtividade é você aproveitar seu tempo ao máximo com aquilo que te faz feliz.

Isso significa que estar com a sua família, cuidar de você mesma e ter um tempo para o seu trabalho são fatores igualmente importantes e que merecem a sua atenção.

Neste dia das mães, desejo que você possa estar com os seus filhos e que a sua rotina seja cada vez mais produtiva!

Feliz dia das mães!