Ligue: (62) 3095-(Ver Telefone)
Ligue: (62) 3095-7171
Share on FacebookGoogle+Tweet about this on Twitter
imagem

Como fazer uma Palestra Motivacional – passo a passo

Você já esteve em um evento em que as palestras eram tão incríveis que você saiu de lá com uma energia imensa, pronto para mudar o mundo? Por causa daquela palestra, você finalmente tomou uma decisão e hoje tem orgulho da pessoa que se tornou. Esse é o verdadeiro poder de uma boa palestra motivacional!

Ao contrário do que muita gente acredita, o objetivo de uma palestra motivacional não é motivar.

“Como assim, Tathi?”

É isso mesmo que você leu. Isso porque a motivação é uma energia momentânea, que passa assim que o evento encerra.

Uma palestra motivacional impactante vai além: ela provoca reflexões internas, inspira transformações e gera, de fato, aquela primeira ação que é necessária para grandes realizações.

É por esse motivo que palestrar é mais que uma carreira ou uma forma de renda extra. Ser palestrante é uma filosofia de vida! 

Então o que diferencia uma palestra comum de uma palestra memorável? Continue lendo para descobrir como fazer uma palestra motivacional que jamais será esquecida pelo seu público.

Como Fazer uma Palestra Motivacional – passo a passo:

1. Que tipo de palestrante é você?

Uma das lições mais valiosas que aprendi ao longo da minha carreira é sobre a importância de saber quem eu sou e quem eu quero ser.

Confesso que, no começo, eu tinha uma ideia muito específica de como um palestrante deveria se portar: sempre vestido de forma elegante, postura impecável, sem errar uma vírgula sequer em seu discurso preparado em cada detalhe para deslumbrar a plateia

Cobrei bastante de mim mesma para sempre passar essa imagem “perfeita”, especialmente porque eu achava que era muito nova para estar ali e as pessoas dificilmente me levariam a sério se eu mesma não passasse essa seriedade

Cansei de ouvir a frase “eu te achava tão metida quando te conheci!”

Com a experiência, fui compreendendo que existe mais de uma forma para fazer com que as pessoas admirem o que você faz. E o primeiro passo para isso é justamente compreender qual é o seu jeito de palestrar!

Como Fazer uma Palestra Motivacional - tipos de palestrantes

Ao fazer um estudo dos maiores palestrantes do Brasil e do mundo, cheguei à conclusão de que existem 7 tipos gerais de palestrantes memoráveis:

  • Palestrante Filósofo, que faz reflexões acerca do comportamento humano, propósito, valores, carreira.
  • Palestrante Empowerment, cuja palestra é um verdadeiro show: com muita música, dinâmicas e competições!
  • Palestrante Case de Sucesso, que conta a própria história de superação para exemplificar quais são os desafios e caminhos para conquistar o sucesso.
  • Palestrante Storytelling, que explica os conteúdos com histórias e analogias.
  • Palestrante Artista, que domina alguma arte e faz dela o ponto alto de sua apresentação.
  • Palestrante Atleta, que trabalha as técnicas e aprendizados de sua carreira desportiva para inspirar superações;
  • Palestrante Cientista, que se apoia em dados, pesquisas, estudos científicos para acessibilizar as mais recentes descobertas da ciência ao público geral.

Descobrir qual é o estilo de palestra com o qual você mais se sente confortável é crucial para realizar uma apresentação digna de ser aplaudida de pé.

Lembre-se que esse é apenas o início! Essa compreensão é uma forma de te auxiliar a construir sua forma única de conquistar e encantar seu público.

2. O objetivo da sua mensagem

“Excesso de informação dificulta a tomada de decisão.”

Esse aprendizado, que carrego comigo desde a época em que atuava como vendedora, é igualmente importante para montar uma palestra motivacional.

Muitos palestrantes iniciantes cometem o erro de querer falar sobre tudo, de tentar resolver todos os desafios das pessoas de uma vez.

Porém, como eu sempre falo em meus treinamentos e palestras, o único caminho para o sucesso é o FOCO.

Como Fazer uma Palestra Motivacional - foco

Ao montar a sua palestra motivacional, defina uma única mensagem que você queira transmitir ao público. A partir daí, elabore um roteiro consistente, que irá fortalecer essa mensagem, seja por meio de citações, dados, histórias, analogias e qualquer outro recurso do qual você queira utilizar.

3. Um começo memorável

Você sabia que o cérebro humano leva cerca de menos de um segundo para julgar os outros? E mesmo que tenhamos tempo para construir um diálogo, a primeira impressão realmente é a que fica.

Isso significa que o sucesso de uma palestra inspiradora está justamente na realização de um começo memorável!

O segredo para isto está na união de 3 fatores principais: técnica, treino e autoconfiança.

A técnica consiste em saber seu conteúdo em profundidade, escolher quais são os pontos-chave dos quais você vai falar e entender qual é a melhor linguagem para atingir seu público.

Como Fazer uma Palestra Motivacional Auto confiança

O treino, por sua vez, é a sua dedicação em aprender exatamente qual é a estrutura da sua palestra, perceber qual é o momento certo para uma descontração, compreender quais são os nuances na sua fala e aplicá-los nos momentos precisos.

Note que em momento algum eu falei em decorar o que você vai falar. Isso porque uma palestra motivacional não é a mesma coisa que realizar um discurso. Uma palestra inspiradora é capaz de envolver e emocionar o público. E isso não se faz somente com o que você diz, mas principalmente como você diz.

E isso vai depender muito da sua autoconfiança no momento em que você realizar sua palestra.

Afinal, como você espera que os outros confiem em você, se nem mesmo você acredita naquilo que está dizendo?

4. Histórias são mais que histórias

Você sabe o que filmes, livros, séries, novelas e jogos de videogames de sucesso têm em comum? Eles constroem histórias tão envolventes que elas se tornam inesquecíveis!

Existem estudos antropológicos que investigam como as narrativas influenciam o comportamento social humano.

Quando em uma palestra, as histórias são um recurso extraordinário para gerar conexão com o público. Elas ilustram o seu conteúdo, deixando-o mais acessível para qualquer pessoa que te assista.

Como Fazer uma Palestra Motivacional - Historias

Porém, é preciso ter atenção a alguns pontos fundamentais para construir um storytelling irresistível em suas palestras motivacionais:

  • Quando foi?

Defina o momento em que sua história aconteceu. Você pode fazer isso utilizando-se expressões tais como:

  • Quando eu era criança…
  • Eu estava na faculdade…
  • Me recordo de uma vez em que estava no trânsito, logo após o final do expediente..

Este recurso é importante para que o público consiga imaginar melhor os acontecimentos da sua narrativa.

  • Onde foi?

Contextualizar também envolve o cenário do seu enredo. Foi no trabalho? Em casa? Um passeio pelo shopping?

Aqui, o seu público vai construindo uma imagem dos acontecimentos. Isso enriquece sua história e permite que o outro preencha detalhes que não precisam ser mencionados (como, por exemplo, as vestimentas dos personagens envolvidos).

  • O que aconteceu?

Esse é o momento de elaborar a narrativa em si. Em um primeiro momento, enumere os fatos mais relevantes na ordem em que eles aconteceram.

Como Fazer uma Palestra Motivacional - Plateia

Por exemplo: me preparei para ir ao trabalho. Estava nervosa, pois tinha uma reunião. Tentei ligar o carro, mas ele não deu a partida. Enviei uma mensagem à minha equipe. Liguei para o mecânico.

Após isso, utilize recursos para conectar esses fatos e tornar sua história mais fluida:

Naquele dia, me preparei com ainda mais cuidado para o trabalho, porque teríamos uma reunião muito importante. Eu ficava revisando em minha mente os principais pontos que teria que falar. E isso foi desde a hora que me levantei, enquanto tomava café da manhã, escovando os dentes e até a hora que eu entrei no carro!

Mas você conhece a lei de Murphy? Aquela que diz que as coisas vão dar errado no pior momento possível?

Pois é… Na hora que eu entrei no carro e girei a chave… O carro não dava a partida. Tentei uma, duas, três vezes! E nada!

Eu, que já estava nervosa por causa da reunião, comecei a ficar ainda mais ansiosa. Mas eu respirei fundo, me acalmei e fiz o que tinha que fazer. A primeira coisa foi enviar uma mensagem para toda a minha equipe, explicando a situação. Depois, liguei para o mecânico que tinha sido indicado pelo meu Seguro.

  • Qual o resultado do incidente?

Ninguém conta uma história por contar. Elas têm o objetivo de ilustrar um aprendizado. Esse é um dos passos mais importantes para montar sua palestra motivacional!

Aqui você vai elaborar o desfecho e compartilhar suas reflexões acerca daquela situação. Olha só como você pode fazer isso:

Eu, que já estava nervosa por causa da reunião, comecei a ficar ainda mais ansiosa. Mas eu respirei fundo, me acalmei e fiz o que tinha que fazer. A primeira coisa foi enviar uma mensagem para toda a minha equipe, explicando a situação. Depois, liguei para o mecânico que tinha sido indicado pelo meu Seguro.

Acabei ligando para a minha mãe, e perguntei se ela poderia receber o mecânico quando ele chegasse.

Como ela já tem a chave de casa, chamei um Uber e consegui chegar a tempo para a reunião, com apenas alguns minutos de atraso.

Estou contanto isso a vocês porque às vezes, quando acontece algo inesperado, a tendência de algumas pessoas é se desesperar ou querer resolver tudo sozinhas.

  • Chamada para ação

Por fim, a sua palestra motivacional vai se encerrar com uma chamada para ação, que é um convite ao público para fazer algo.

Pode ser elaborar um plano de ação, colocar algo em prática, curtir o seu perfil nas redes sociais… As possibilidades são infinitas!

Lembre-se apenas de que esta ação deve estar conectada ao que você compartilhou em sua palestra!

5. Os segredos para inspirar

Um conteúdo forte merece uma apresentação forte! Isso significa que sua palestra motivacional vai muito além das palavras: ela envolve você e a sua plateia por inteiro.

Para inspirar de verdade, você deve ser capaz de provocar emoções fortes, falar com verdade, ter sincronia entre o seu corpo e a sua fala. Tudo isso para gerar um clima intenso de reciprocidade que culminará em aplausos calorosos de um público que jamais esquecerá aquilo que aprendeu com você!

Fale com consultor