Você, empreendedor e/ou líder, já parou para pensar na diferença entre entre produção e produtividade? E, principalmente, o que elas realmente fazem pelo seu negócio?
São duas palavras até parecidas, mas que possuem conceitos um pouco diferentes. E é esta diferença que pode salvar o seu negócio e deixar sua concorrência para trás.
No vídeo aqui embaixo você vai perceber que a diferença entre produção e produtividade é um dos caminhos para gerar a inovação e estar sempre à frente no seu mercado.
Para começarmos, vamos ver o que é cada um destes conceitos especificamente e descobrir como eles podem influenciar no dia a dia da sua empresa.
Conceito de produção
Produção é aquilo que foi produzido na empresa durante um determinado período de tempo.
É uma ação que representa a transformação de uma matéria-prima crua (que pode ser uma informação, uma matéria natural) em um produto final (um bem consumível, um serviço prestado ou simplesmente um dado processado).
A produção apresenta dados essenciais para se guiar todo o planejamento estratégico do empreendimento, pois tudo o que é medido, pode ser gerenciado. Assim, pode-se planejar as próximas tarefas e o dimensionamento da sua equipe.
Mas ela, sozinha, não representa a eficiência real da empresa.
Você precisa de mais informações para saber se o capital financeiro, intelectual e material está realmente gerando bons resultados. E é aí que entra a produtividade.
E qual é o conceito de produtividade?
A produtividade está relacionada com o desempenho do aproveitamento. É a relação entre o que está sendo produzido e toda a energia gasta no processo de produção.
Para aumentar a produtividade eu preciso incrementar a produção, mas reduzir o tempo gasto e otimizar a utilização de recursos, tais como dinheiro investido, mão de obra e vários outros.
Todo este conceito visa medir a performance de uma equipe ou processo de trabalho. Com este indicador de desempenho (KPI) é possível analisar as deficiências do processo produtivo.
Mas qual é o mais importante? Produção ou produtividade?
Ambos são extremamente importantes na empresa. Não há o que se falar de produtividade sem produção. E é aí que mora o perigo!
O aumento da produção pode gerar uma falsa sensação de aumento da produtividade e é exatamente saber a diferença entre produção e produtividade que fará o seu negócio crescer de forma constante com segurança.
Aumentar a produção aos custos de reduzir a produtividade diminuirá a sua margem operacional (que no Brasil já são baixas), impactará a qualidade dos seus produtos/serviços e como consequência, pode matar o seu negócio.
Para que isso não aconteça é imprescindível conhecer detalhadamente os processos da sua empresa.
Agora que vimos o que é cada conceito, vamos para a parte prática.
3 Formas simples de aumentar a produtividade:
A maneira mais assertiva de obter resultados expressivos sem dar um passo maior que a perna é desenvolvendo e aprimorando processos e equipes. São inúmeras formas disponíveis para que você possa fazer isto acontecer.
1. Investir em treinamentos:
A sua equipe representa muito mais que a imagem da sua empresa. Ela é uma extensão dos seus serviços e produtos. Uma equipe preparada para desenvolver as melhores práticas, com uma mentalidade alinhada aos objetivos da empresa e com desejo de crescimento, gera um impacto imenso na produtividade como um todo.
E não é só fazer muitos treinamentos. Isso não funciona. Muito pelo contrário, seus colaboradores acabam desanimando por não estarem aprendendo o que realmente necessitam no dia a dia.
Aí entra a importância de conhecer os processos de produção e poder identificar suas deficiências, pois o primeiro passo para definir um treinamento é realizar um diagnóstico para avaliar a real necessidade.
Esta avaliação deve identificar o conteúdo necessário a ser passado no treinamento e se este está em sintonia com os objetivos identificados. Também deve definir quais ações, desenvolvidas no curso, podem ser implantadas na rotina da equipe.
2. Estimular uma cultura produtiva:
Peter Drucker, autor do livro O Gestor Eficaz, tem uma frase muito conhecida no meio corporativo:
“A cultura engole a estratégia no café da manhã”.
Já deu para perceber a importância de uma cultura bem estabelecida e vivenciada por todos os escalões da empresa. Colaboradores com pensamento de dono, que sabem que se a empresa crescer, ele crescerá também.
Quando uma cultura colaborativa, onde todos estão alinhados e se apoiando, entra em cena, a resiliência do negócio ganha tamanha força que fatores que poderiam impactar sua produtividade já não irão mais atrapalhar.
3. Planejar e estipular metas estratégicas:
Mais uma vez a diferença entre produção e produtividade será importante. E aqui, cito uma frase que a Tathiane Deândhela, referência em produtividade, usa muito em seus treinamentos:
“Direção é mais importante que velocidade”.
Não adianta colocar metas audaciosas de produção se eu não desenvolver métodos para incrementar minha produtividade. Por isso o planejamento deve ser minucioso.
Todo planejamento deve ter como base a missão e valores da empresa. É isso que sustentará todo o processo. Após, deve ser feita uma análise dos processos de produção, identificando onde é eficiente e onde não está funcionando como deveria. Somente aí, munido de todos estes dados, você poderá estipular metas e objetivos condizentes com a realidade do seu negócio.
Estas são três formas, que trouxe mais a fundo, de incrementar a produtividade sem perder a consistência e sustentabilidade do seu negócio. Ou seja, visando realmente obter lucro de forma responsável.
Existem inúmeras formas além destas. Como por exemplo, no site Mundo Carreira, você pode conferir outras ideias sobre o assunto.
Ferramentas de produtividade
Unindo-se a essas ideias, também aparecem algumas ferramentas de produtividade que nasceram para te auxiliar na sua rotina, de forma simples, prática e que cabem na palma da sua mão. São aplicativos para smartphone que te ajudarão a organizar a sua rotina, fazer a gestão da sua agenda e também de projetos pessoais e profissionais.
Neste e-book você vai encontrar várias destas ferramentas de produtividade.
O próximo passo é muito simples: testar e escolher as que melhor encaixarem com seu perfil e ao da sua equipe! Assim, será possível aumentar fortemente a produção, com ganho de performance e produtividade!
Deixar um comentário