Há uma reflexão que talvez você já conheça e sempre será fundamental tê-la em nossas vidas.

Os homens perdem saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer. e morrem como se nunca tivessem vivido. — Dalai Lama

O pensamento nos leva a deduzir quão letais podem ser os efeitos da falta de equilíbrio na vida. Quantos de nós temos sonhos não realizados porque sequer os colocamos no papel?

A vida vai passando e, um dia, nos vemos a fazer uma constatação:

Nossa, já se passaram tantos anos e ainda não realizei o que tanto desejava. Meus filhos já cresceram, já me graduei na formação acadêmica, mas continuo sem saber que sentido tem a vida.

Esta realidade tão comum acomete milhões de pessoas que vivem para os outros e esquecem de viver para si mesmas. Muitas pessoas não vivem, não aproveitam com intensidade e plenitude o dia de hoje.

Temos o hábito de deixar o melhor para amanhã e culpamos o acaso pela nossa falta de visão para o momento presente.

– Amanhã, tudo vai se resolver!

Quem nunca pensou assim?
Uma das ideias que expresso em meu livro Faça o Tempo Trabalhar para Você, é de ver a vida através dos olhos flexíveis que o tempo bem gerenciado proporciona; contudo, sem abrir mão do compromisso e da responsabilidade, fatores que, quando valorizados além da medida, se tornam ladrões do tempo disponível. Temos que ter claro em mente a citação que criei a seguir:

Hoje é a nossa realidade, porque ontem é remorso e amanhã sem agora é só mais um dia.

Há quem pense, de maneira equivocada, que a distinção entre quem produz bem e quem produz extraordinariamente bem é distante.

A alta performance, em diversos exemplos, não destoa tanto do segundo colocado, mas é suficiente para transformar a empresa, muitas vidas que dela dependem e até mesmo o segmento de atuação. Por exemplo:

Imagine uma pequena fábrica de chinelos artesanais que empregue 50 operários e produza 1 par de chinelos por minuto. Se cada colaborador(a) aumentar apenas 10% de performance produtiva individual, em seis meses esta empresa pode sair do status de pequena para média.

Certa vez, assisti à entrevista de um atleta velocista. Ele disse que treinou um ano inteiro para reduzir um segundo em sua performance. Você teria resiliência para treinar por um ano inteiro e melhorar um dia? Se ficou em dúvida, imagine fazer o mesmo para melhorar apenas um segundo…

A disposição para pequenas melhorias na capacidade de entregar aquilo que você faz de melhor é o que transforma pessoas, empresas e famílias comuns em extraordinárias.

Agindo acima da média, nos tornamos vencedores em um segundo. E para isso, não precisamos ser velocistas, afinal cada segundo de sua vida é precioso, embora a tendência é que se valorize “cada dia”.

O grande segredo para ter um desempenho acima da média é focar no presente, no que você pode controlar hoje e só por hoje, garantir a entrega máxima. Se todos os dias disser só por hoje resistirei a esse doce. Se cada dia conseguir vencer a si mesma. Se dia após dia conseguir dizer não ao que te faz sofrer… Então estará no caminho adequado da disciplina. Não é um caminho fácil, porém é muito recompensador. Contudo,

A dor de assistir a própria vida passar pela janela tem um peso muito maior.

Enquanto tem tempo, o ser humano tende a arrastar decisões. De hora em hora, ele vai ganhando dias, até que descobre, em dado momento, que não tem mais tempo, nem dias e muito menos horas, para realizar o que sempre quis na vida.

No caso do atleta, um ano de treino para melhorar um segundo foi suficiente para que ganhasse a competição. Você já descobriu que a sua vida não pode ser pautada apenas por meses, dias e horas, mas também por minutos e segundos, tão valiosos quanto o tempo extenso que quase todos utilizam para medir a existência.