Hoje eu quero falar com você sobre como que a gente pode sair de um estado constate de estresse em que a gente tem muito trabalho (todos os dias apagando incêndio, resolvendo crise atrás de crise) e a sensação que nós temos ao final do dia é de plena frustração por não ter conseguido realizar aquilo que nós tínhamos proposto.

Funciona mais ou menos assim: trabalhamos e temos um dia intenso, com muito estresse, muitos problemas pra resolver, muitos conflitos, muitas crises… E aí a gente chega em casa e, por mais que você tenha um livro pra ler, por mais que você tenha inúmeras coisas produtivas que você poderia fazer pra melhorar a sua vida, pra melhorar o seu dia a dia… Qual é a tendência? Querer extravasar! Querer espairecer!

Então vamos para a frente da televisão. Vamos para as redes sociais e ficamos ali vendo várias fofocas ao invés de assistir, por exemplo, vídeos de conteúdo ou ter acesso a conhecimentos relevantes.

A nossa tendência é não querer fazer nada! Sabe quando o cansaço é tão grande que você vai assistir a um filme, mas não pode ser nada que te faça pensar muito. Você quer assistir a um filme água com açúcar, uma comédia, um romance…

Porque você quer espairecer! Você quer descansar o seu cérebro! Passou já muito tempo só resolvendo problemas…

Matriz do Tempo de Stephen Covey

combatendo o estresse com a matriz de gerenciamento do tempo Desenvolvida por Stephen Covey

Desenvolvida por Stephen Covey, a Matriz de Gerenciamento do Tempo ajuda a identificar quais são os pontos principais aos quais você deve dar atenção em sua vida.

A situação de estresse intenso que eu descrevi na introdução deste artigo se refere a pessoas que estão eternamente presas ao Primeiro Quadrante da  Matriz do Tempo. Se você se identifica com isso, cuidado! Essa situação ocorre principalmente porque, sem que você perceba, você está também preso ao Quarto Quadrante desta matriz.

Você provavelmente deve estar se perguntando:

“Mas, afinal, como eu posso ter ido desperdiçado o meu tempo sendo que eu não tenho tempo nem pra fazer as minhas coisas? Eu estou apagando incêndio aqui, tô resolvendo uma coisa atrás da outra justamente por não ter tempo e eu tô no quadrante 4?! O quadrante do desperdício em excesso, das redes sociais, das fofocas, da TV, das coisas prazerosas… Como assim?!”

É justamente por estar desperdiçando o seu tempo que você está mergulhado em estresse

Como você está sempre na busca por um espairecer e por um refúgio, você nunca para e analisa as suas estratégias nem elabora um plano de ação para a sua vida. Você está sempre tão tenso que você só quer saber de descansar, e isso o torna cada vez mais improdutivo.

Então o que fazer?

1. Faça uma lista das coisas que todos os dias são problemas recorrentes na sua vida, na sua empresa.

Eis aqui um segredo: crises e incêndios, geralmente são os mesmos todos os dias! Contudo, ao invés de resolvermos na raiz, nós ficamos todos os dias resolvendo os mesmos conflitos!

Teve uma frase que eu ouvi certa vez que achei muito interessante:

“O ser humano cria todo tipo de recurso que ele pode para não precisar pensar”.

A gente tem um trabalho muito maior de criar recursos do que de pensar em criar soluções inovadoras! Soluções importantes, relevantes pra atuar no nosso dia a dia. Então a grande questão é: como você já sabe o que acontece todos os dias com você, o que acontece todos os dias na sua empresa, os mesmos problemas:

2. Estabeleça um plano de ação!

Estabeleça uma solução para isso, atuando agora de uma maneira pro-ativa na solução antecipada. Ou seja: prevenção. Prevenção é a palavra-chave!

3. Inspire-se na adrenalina diária.

Estou aqui falando de uma adrenalina boa, como a que antecede uma apresentação de uma palestra para 2600 pessoas, não aquela adrenalina de apagar incêndio! Não é algo estressante no lado negativo! É algo bom, positivo que você quer que aconteça mesmo! Se der, que aconteça todos os dias!

Você precisa chegar utilizar essa adrenalina e utilizá-la como combustível para manter o foco em seus objetivos, foco para o seu propósito. Essa é a grande sacada!

 Saia da zona de conforto!

Sair da zona de conforto significa ir contra as suas vontades, ir contra os seus desejos! Talvez essa vontade seja a de acessar as redes sociais, ficar assistindo TV… Ou não fazer nada!

Mas se você  começar a ler… Quando você perceber, você estará empolgado! O entusiasmo e a energia vêm! E isso pode se tornar um hábito se você começar a atuar. Não seja escravo das minhas próprias vontades. Não seja refém dos seus desejos imediatos que não te levarão ao seu objetivo, ao seu propósito de vida.

Então fica aqui a dica: estabeleça um plano de ação. Saia do Quadrante das crises e dos problemas urgentes. Saia também do Quadrante 4, que é o quadrante do desperdício em excesso! Faça o Tempo Trabalhar Para Você de uma maneira muito mais produtiva.

Se você quiser mais dicas fenomenais sobre como melhorar a sua produtividade e o seu desempenho, se inscreva no meu canal no YouTube e veja as novidades para que eu possa te ajudar a se tornar um grande fenômeno. Seja na sua vida pessoal ou na sua vida profissional.